Notas Biográficas

Zulmira M. de Araujo Hartz
É Médica, com Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Montreal, Pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública da França, e pesquisadora titular do departamento de Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP/Fiocruz (aposentada).
Atualmente é: Sub-directora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL); pesquisadora associada do Instituto de Pesquisa em Saúde Pública da Universidade de Montreal (IRSPUM); pesquisadora do Laboratório de avaliação de situações endêmica regionais (LASER- ENSP/Fiocruz); e pesquisadora do Grupo de Estudos de Avaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (GEAS/IMIP) em Pernambuco.
Entre outros postos ocupados destacam-se: diretora do Departamento de Epidemiologia da SES do Rio de Janeiro; vice-diretora e coordenadora de ensino da ENSP; coordenadora de pós-graduação da Fiocruz; professora convidada do Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade de Montréal (2004-2006) e Pesquisadora/ professora visitante da Unidade de Sistemas de Saúde do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL) em 2009.
Enquando consultora de avaliação tem assessorado diversos programas nacionais de saúde e políticas de institucionalização da avaliação, objeto de diversas publicações, além de ser membro das Associações Americana (AEA), Canadense (CES) e Europeia (EES) de avaliação, bem como da Associação Brasileira de Saúde Coletiva -ABRASCO.

Voltar