Notas Biográficas

Paulo Ferrinho
É médico de 55 anos, especialista em saúde pública e medicina tropical. Actualmente é Professor Catedrático de Saúde Pública Internacional. É Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
Nasceu em Moçambique. Licenciou-se na África do Sul onde também completou estudos pósgraduados, dois mestrados e o seu doutoramento em saúde pública e onde praticou medicina num hospital rural de 800 camas, chegando a subdirector, e numa clínica universitária na periferia de Joanesburgo, onde foi director de serviços de saúde na comunidade. Veio para Portugal em 1991, ingressando na vida académica (no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, na Escola Nacional de Saúde Pública e na Faculdade de Medicina de Lisboa) e na administração pública (tendo ocupado os cargos de Chefe de Divisão, Director de Serviços e Subdirector Geral da Direcção Geral da Saúde responsável pela cooperação e pelo sector internacional). Co-coordenou a equipa que desenvolveu o actual Plano Nacional de Saúde (2004 a 2010) e a equipa a elaborar o Plano de Saúde de Portugal para 2011-2016.
Tem perto de 200 publicações nacionais e internacionais em vários temas doenças infecciosas, de saúde materno-infantil, sistemas de saúde e saúde pública, com uma ênfase crescente em recursos humanos em saúde.
Paralelamente mantém uma actividade moderada como consultor internacional, realçando-se nos tempos mais recentes o trabalho que realiza com os ministérios da saúde de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste sobre recursos humanos. Este trabalho é de apoio e de elaboração de Planos de Recursos Humanos em Saúde com um horizonte de médio prazo. Realça-se também a Direcção da Associação Portuguesa de Epidemiologia até 2009 e o seu papel de Consultor da CPLP sobre estratégias de saúde.

Voltar