Notas Biográficas

Maria do Rosário Bragança Sambo
Grau (s) Académico (s): M.D. (1983, Universidade Agostinho Neto), Ph.D. (Doutora em Medicina, Especialidade de Genética - 2010, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).
Especialidade médica: Neurologista (1997, Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz – Lisboa).
Categoria e função actual: Professora Associada e Decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila.
Orientadora de monografias para a obtenção do título de Especialista em Medicina Interna: Dr. Frederico Manuel Teixeira (Casuística de AVC na Clínica Sagrada Esperança de Janeiro a Dezembro de 1999); Dra. Ana Domingos António da Silva Gerardo (Estudo retrospectivo de 45 casos de AVC hemorrágico na Clínica Sagrada Esperança de Janeiro de 2002 a Janeiro de 2003).
Arguente em Júri de Mestrado em Biologia Humana e Ambiente do mestrando Nuno Miguel Ribeiro Palha, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a Doutora Maria Manuel Mota, cujo título da tese era “Heme oxygenase – 1 underlies the “protective trait” afford by Sickle cell anemia against Severe Acute Malaria”.
Domínios de interesse em investigação:
• Genética de doenças complexas – Malária (malária cerebral e malária e gravidez)
• Educação Médica
Atribuição do Prémio Pfizer - Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa em Investigação Clínica (2010) e de Investigação Biomédica da Ordem dos Médicos de Angola com o Trabalho: “Genetics of Cerebral Malaria in Angolan Children: Transforming Growth Factor Beta 2 and Heme Oxygenase 1 Genes control susceptibility to Cerebral Malaria Syndrome”.
É membro do Comité Nacional de Peritos de Poliomielite (Angola) e da Sociedade Africana de Genética Humana.


Voltar