Notas Biográficas

Maria Luísa Vieira
Bióloga e Investigadora Auxiliar do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Universidade Nova de Lisboa (UNL). É Doutorada em Ciências Biomédicas, especialidade de Microbiologia e Mestre em Parasitologia Médica pela Universidade Nova de Lisboa. Integra a UEI de Microbiologia Médica, cuja direção assumiu recentemente.
No IHMT desde 1996, tem desenvolvido investigação no domínio da Bacteriologia Médica, especificamente em Leptospirose e Borreliose de Lyme. Nestas áreas tem participado em Projetos de investigação como membro da equipa ou como investigador principal, destacando-se respetivamente, os projetos “Epidemiologia e Controlo da Leptospirose na Região Autónoma dos Açores (2004-2008)”, sob um acordo bilateral entre os EUA/Gov. Regional dos Açores; e “Estudo de associação entre Esclerose Múltipla e Borreliose de Lyme (2010-2012)”.
Ao longo dos últimos anos, a par das atividades de investigação, tem participado ativamente na docência de diversas Unidades Curriculares (UC’s) dos programas de Mestrado e de Doutoramento do IHMT/UNL, nas áreas de competência específica e outras, sendo coordenadora das respetivas UC’s, e integra a Comissão Científica do Mestrado de Ciências Biomédicas. Tem também orientado diversos alunos de pós-graduação (estágios, teses de mestrado e doutoramento), algumas das quais em curso e envolvendo alunos de Países de Língua Oficial Portuguesa.
No âmbito da prestação de Serviços à Comunidade é responsável pelo Laboratório de Leptospirose (Lab. de Referência/OMS) para o diagnóstico laboratorial de leptospirose humana a nível nacional (incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira). É ainda responsável pelo diagnóstico laboratorial de Borreliose de Lyme (Doença de Lyme).
A atividade científica desenvolvida tem dado origem a vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais (indexadas) e ainda a diversas comunicações em Congressos.


Voltar