Notas Biográficas

Luís Sambo
Iniciou a sua carreira em 1977 como Médico no Município de Cacuaco, Província de Luanda, e foi Director dos Serviços de Saúde na Província de Cabinda entre 1978 e 1982. Exerceu funções como Director Nacional da Formação de Quadros, Chefe do Departamento de Ensino Superior Pós-Graduado e Director do Gabinete de Intercâmbio Internacional do Ministério da Saúde em Luanda, de 1982 a 1983. Em 1983 foi nomeado Vice-Ministro da Saúde, cargo que ocupou durante 5 anos. Como representante de Angola foi, em 1978, designado membro do Conselho Executivo da OMS.
Começou a sua carreira na OMS em 1989 como chefe da equipa inter-países de apoio estratégico em Harare, no Zimbabué. Subsequentemente, em 1990, foi Representante da OMS na Guiné- Bissau. Em 1994, já em Brazzaville, foi Conselheiro Regional responsável pela coordenação da estratégia de Saúde para Todos, em 1996 foi nomeado Diretor da Divisão do Desenvolvimento dos Sistemas e Serviços de Saúde e em 1998 Diretor de Gestão de Programas.
O Dr. Sambo iniciou as suas funções de Diretor Regional a 1 de Fevereiro de 2005, sendo o quinto Diretor Regional da Região Africana da OMS. Foi reconduzido por unanimidade em 2010.
Luís Sambo é autor e co-autor de várias publicações em revistas científicas internacionais. É membro da Ordem dos Médicos de Angola, da Ordem dos Médicos de Portugal, da Royal Society of Medicine do Reino Unido e da Sociedade Internacional de Ciências de Sistemas.

Voltar