Notas Biográficas

Jorge Beirão de Almeida Seixas
Nasceu em Lisboa em 1957. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília em 1984. Efectuou Residência Médica em Clínica Médica e em Medicina Tropical no Hospital de Base desta capital.
Em 1990 iniciou a sua carreira académica, ao entrar para o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Universidade Nova de Lisboa), onde completou Doutoramento em Medicina Tropical em 2005. É nos cursos promovidos pela Unidade de Ensino e Investigação em Clínica das Doenças Tropicais desta Instituição que vem desenvolvendo as suas principais actividades docentes.
A sua experiência de terreno em África inclui duas missões de longa duração como Director do Centro de Medicina Tropical de Bissau (República da Guiné-Bissau). Efectuou missões em Angola e na República Democrática do Congo, para implementação e monitorização de projectos e protocolos de estudo relacionados com o tratamento da doença do sono, em colaboração com o Swiss Tropical and Public Health Institute de Basileia.
As suas actividades e interesses principais em investigação situam-se na área da Medicina das Viagens, nas Doenças Tropicais Negligenciadas, no diagnóstico e tratamento da malária e da doença do sono, em bioética e na problemática de estudos clínicos em países de baixa renda.

Voltar