Notas Biográficas

Celso Cunha
Celso Cunha nasceu em 1960 e é Biólogo, doutorado em Biologia, especialidade de Genética, na Universidade de Lisboa (1992) com uma tese realizada no Instituto Gulbenkian de Ciência.
Fez um pós-doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e lecionou na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias onde foi subdiretor do Mestrado em Biologia do Desenvolvimento e da Licenciatura em Biologia.
No Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) desde o ano 2000, foi Diretor da UEI de Biologia Molecular entre 2002 e 2010.
Foi membro do Conselho Científico do IHMT (2001-2010) e é membro do seu Conselho Pedagógico. É ainda membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Centro de Malária e outras Doenças Tropicais-Laboratório Associado.
Atualmente integra a UEI de Microbiologia Médica onde é Professor Auxiliar com Agregação e Coordenador do Mestrado em Ciências Biomédicas do IHMT.
Orientou 5 teses de doutoramento (concluídas) e diversas teses de Mestrado, Licenciatura, bem como estágios pré e pós-graduados.
A sua atividade científica, nos últimos anos dirigida sobretudo para o estudo do vírus da hepatite delta, deu origem a 23 publicações em revistas internacionais indexadas, 1 patente, e diversas comunicações em congressos. Mantém colaborações com grupos no Brasil, França e EUA. É editor associado do World Journal of Virology e do Journal of Integrated Omics.
Em 2001, foram-lhe atribuídos o Prémio Laura Ayres de Doenças Transmissíveis/ Microbiologia e o Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública (ex-aequo).

Voltar