Notas Biográficas

Ana Paula Arez
Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 1992, obteve o grau de Doutora em Biologia, especialidade Biologia Molecular pela Universidade de Lisboa em 2000 e o título de Agregação em Ciências Biomédicas/Parasitologia pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (IHMT), Universidade Nova de Lisboa (UNL) em 2011. É presentemente Investigadora Auxiliar no Centro de Malária e outras Doenças Tropicais (CMDT) e na Unidade de Parasitologia Médica do IHMT.
O seu principal interesse científico tem sido a epidemiologia das doenças parasitárias, especialmente a malária e nomeadamente as interações entre parasitas coinfetantes do mesmo hospedeiro e os determinantes do hospedeiro que podem afetar a suscetibilidade ou resistência à infeção/doença. Neste âmbito, tem conduzido vários projetos em áreas endémicas para a malária, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique.
A sua atividade científica deu origem a 32 artigos em revistas internacionais e numerosas comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais. Desde a obtenção do grau de Doutor, orientou/a quatro estudantes de doutoramento e coorientou dois, três estudantes de mestrado e coorientou três e cinco estudantes de licenciatura, além de estágios de outra natureza e bolseiros de investigação científica.
Apesar da sua atividade profissional ter sempre incidido maioritariamente na componente de investigação científica, tem também realizado numerosas atividades de docência e formação, tendo vindo a lecionar de forma constante em diversos cursos de diferentes níveis – licenciatura, mestrado, programas de doutoramento e cursos de pós-graduação.

Voltar